top of page

Características dos jogadores por posição

Para exercer determinadas funções, conforme as exigências de uma partida de futebol, os jogadores precisam possuir características intrínsecas e únicas, imprescindíveis e essenciais. Sendo assim, iremos descrever aspectos fundamentais em cada posição organizacional do sistema de jogo, começando pelo goleiro e passando por todos os jogadores.


O goleiro deve ser ótimo na construção curta, média e longa, participativo na circulação da posse de bola para auxiliar a equipe em momentos de difícil manutenção e deve ter a capacidade de antecipação em relação ao adversário. Precisa ser um exímio lançador com as mãos e também com os pés, possuir grande domínio em situações de 1x1 e ter ótimo controle nas finalizações, cruzamentos e passes em profundidade executados pelo adversário. Por fim, o goleiro terá que ser bom nas defesas altas e baixas, tendo uma empunhadura e saídas de gol excelentes.


O defensor deve dominar o jogo aéreo, preferencialmente ser longilíneo, ágil e bom no 1x1 defensivo. Precisa ser capaz de iniciar uma circulação de posse da bola com qualidade, sendo responsável pela construção do jogo e conduzir a bola até fixar o marcador. É fundamental possuir uma mentalidade "assassina" com inteligência e ao mesmo tempo ser disciplinado e responsável em suas ações.


O defensor lateral deve proporcionar amplitude e espaço em largura no campo de jogo, proteger os corredores laterais e realizar ultrapassagens. É necessário ter capacidade para jogar no corredor central, executar viradas de jogo e ser veloz nos duelos de 1x1 ofensivos e defensivos. Ainda assim, manter a linha defensiva bem organizada estruturalmente é sua obrigação.


O meio campo defensivo é responsável pela equalização do jogo vertical e horizontal, proporcionando equilíbrio para a equipe. O meia deve sempre evitar o passe lateralizado, não permitir o jogo entrelinha do adversário e também ser bom no jogo aéreo. Sua tomada de decisão deve ser muito precisa e rápida, percebendo, selecionando e executando o tempo todo. O meia defensivo terá de ter grande autoconfiança e capacidade de liderança na equipe.



O meio campo ofensivo é responsável por fechar o corredor central, deve sempre querer a bola, ditar o ritmo e a progressão do jogo. Ele deve ter boa finalização de longa distância e procurar jogar entrelinha como segundo atacante ou falso 9, para então poder realizar o 2x1 com o centroavante. O meia ofensivo deve apoiar, cooperar e sustentar a equipe ofensiva e defensivamente.


O ponta ou extremo proporciona amplitude e espaço em largura para a equipe, é sua função fechar o corredor lateral e partir para o 1x1 ofensivo. Esse jogador, eventualmente, deve propor o jogo interior para finalizar e fazer mudanças de direção variando o ritmo, aproveitando sua capacidade de jogar a distintas velocidades, realizando triangulações com os meias e centroavante. Portanto, o ponta/extremo deve ser um jogador habilidoso.



O centroavante é responsável pela profundidade da equipe, deve ter bom domínio e proteção de bola, ser bom no jogo aéreo e causar desequilíbrios na defesa adversária. Nesta posição, o centroavante precisa posicionar-se adequadamente em relação ao jogador portador da posse da bola para recebê-la em condições de sair "cara a cara" com goleiro, e assim conseguir finalizar. Sem a bola ele deve fechar o corredor central. Mentalidade "assassina" com inteligência, concentração, frieza, confiança e espírito voluntarioso, são qualidades muito importantes para o centroavante.


"Deve ser considerada a importância das capacidades e características dos jogadores, devido às responsabilidades estruturais e funcionais que eles são potencializados a realizar segundo características que assumem individualmente" (PIVETTI, 2012).

bottom of page