top of page

Modelo de Jogo

"O modelo se faz modelo na modelação, e aí 'evoluem-se' as circunstâncias! O modelo como tal é qualquer coisa que não existindo em lado algum, procuro no entanto, encontrá-lo!"

Vitor Frade

Profº Vitor Frade - Pai da Periodização Tática

Fonte: The New York Times


Todo Treinador Profissional de Futebol possui um modelo de jogo, ou pelo menos, deveria. Por meio das ideias do treinador e das características e capacidades dos jogadores, cria-se uma identidade própria, diferenciando sua equipe das outras.


O treinador analisa o material humano, as capacidades, funcionalidades e individualidades dos seus jogadores. Depois disso, é fundamental propor exercícios que condicionem seus atletas a desenvolverem seu pensamento no treino, instruindo os jogadores a uma mentalidade de jogo onde todos pensem sob a mesma perspectiva nas diversas situações, circunstâncias e em todos os momentos do jogo.


Jogar futebol exige muita capacidade dos futebolistas, porque é um fenômeno complexo e caótico e por meio do modelo de jogo podemos enxergar esse fenômeno na sua totalidade. Como dizia Cruyff, "jogar futebol é muito simples, mas jogar um futebol simples é a parte mais difícil do jogo". Desta forma, uma equipe com modelo e princípios de jogo ótimos é aquela que está cercada de jogadores inteligentes que treinam e jogam futebol seguindo esses princípios guiados por excelentes treinadores.


My Turn - Biografia do lendário Johan Cruyff


Em geral, no modelo de jogo, o treinador “molda” a sua equipe a partir das suas ideias e das características dos jogadores, depois define uma organização estrutural dinâmica, que pode sofrer alterações por causa das peculiaridades de uma partida de futebol cujas alternâncias ocorrem constantemente durante o jogo. Destarte, deve-se mostrar de forma clara e objetiva as suas intenções, para que os seus jogadores sigam fielmente a filosofia e os padrões organizacionais pretendidos nos quatro momentos do jogo e nas ações de bola parada. Cada jogador deve saber exatamente o que fazer em todos os momentos do jogo, isto deve estar muito claro para que seja possível escolher a melhor decisão nas diferentes situações, independente das circunstâncias que surgirem para resolver os problemas do jogo, sejam elas de forma individual ou coletiva.


Vale reforçar o pensamento de que a maneira como a equipe se comporta depende das intenções do treinador e das ações dos jogadores, por exemplo, a transição ofensiva será de forma rápida e agressiva ou cadenciada? A organização ofensiva será pautada na manutenção e super valorização da posse da bola ou se dará a partir de passes verticais a todo e qualquer momento? Dentro dessa perspectiva, os princípios gerais, operacionais, fundamentais e específicos do jogo devem estar presentes, constantes, equilibrados e ajustados o tempo todo, e o treinador deve ter conhecimento destas particularidades para aplicá-las durante a partida e apontar os caminhos para os jogadores resolverem os problemas do jogo. A mentalidade do treinador transcende diretamente no resultado da equipe.


"A equipe que eu desejo é aquela em que, num determinado momento perante uma determinada situação, todos os jogadores pensam em função da mesma coisa ao mesmo tempo. Isso é que é jogar como equipe. Isso é que é ter organização de jogo"

José Mourinho


Fonte: Spurs TV

bottom of page